sábado, 30 de outubro de 2010

Delicias da minha infância...."Alcachofa"

Quando conto aos meus amigos como é gostoso comer alcachofa, vários me perguntam....Como é a receita da Alcachofa?? que gosto tem? Como se come.....

Falar da receita, que é uma das mais simples que conheço é fácil, mas tentar explicar o gosto, aí complica um pouco.
A Alcachofa tem gosto único, achei uma definição bem apropriada em um site de culinária......

"Na realidade a alcachofra é uma planta e a parte que comemos nada mais é que um botão de flor antes de desabrochar. A hora certa de se colher a Alcachofra é com as pétalas ainda fechadas e arroxeadas, se passar do tempo a planta fica muito dura para o consumo.



A planta, que veio da região mediterrânea ao norte da África, mais especificamente, causa até hoje uma confusão quanto à sua classificação. Algumas pessoas acham que a alcachofra é um legume, outras pessoas acham que é uma fruta e outras simplesmente não sabem como classificá-la.


Além de ter um sabor inconfundível, a Alcachofra possui vitaminas e minerais que ajudam na digestão, abaixa o colesterol do sangue, é benéfica no tratamento da anemia, ajuda no emagrecimento, já que é pouco calórica."

Como podem perceber a alcachofa é tudo de bom...., então vamos falar da receita!!

Na minha casa como todos gostam, é uma unidade de alcachofa para cada, depende da vontade da pessoa, pois o que se consome da alcachofa e uma mínima parte de dentro, no canto inferior da pétala, é o seu miolo.

Deve-se deixar a alcachofa de molho por uns 15 minutos no vinagre, após cozinhar por 30 minutos em uma panela de pressão com sal a gosto, deixe esfriar, e sirva com vinagrete.

As pétalas devem sair com facilidade e a parte inferior deve ser colocada no vinagrete, levando a boca e maserando com o dente a ponta da pétala, você irá perceber porque é a parte mole.

Tenho absoluta certeza que irão gostar!!!

Estava me esquecendo.....rs, um vinho branco gelado cai muito bem!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou adorar seu comentário!